Inverno Carioca

inverno-carioca

Eis que você está em pleno inverno e bate aquela vontade de conhecer um destino com cara de clima europeu. Se você está no Rio de Janeiro e tem uma vontade gigante de viajar, como nós, então, leio o texto, arrume as malas, encha o tanque e pé na estrada! Lá vão algumas dicas de cidades bem próximas que vão saciar seu desejo de viver aquele friozinho:

Petrópolis/RJ

Há mais ou menos 1:30hs de distância da capital do Rio de Janeiro, está a cidade de Petrópolis. Também conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis parece possuir um ritmo mais devagar, digno de ser apreciado. Não faltam atrações a serem visitadas. Na zona sul, no bairro Quitandinha, você pode conhecer o palácio Quitandinha. Um belíssimo edifício da década de 1940, construído para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Por lá, você ainda vê o Lago Quitandinha, que certamente irá lhe render belas fotos. Além de pedalinhos, o local possui um amplo gramado, ideal para famílias se divertirem. O local ainda conta com uma churrascaria aos pés do palácio e à beira do lago. Se estiver por lá pelo horário do almoço …

A cidade ainda conta outros pontos turísticos, como o Palácio de Cristal, o Museu Casa de Santos Dumont, o Museu de Cera de Petrópolis, Praça da Liberdade, Rua Teresa e por aí vai … Agora, o que você não pode deixar de conhecer é o Centro Histórico da cidade. Por lá, você vai encontrar a Casa da Princesa Isabel, a Catedral de Petrópolis e o Museu Imperial. O passeio é obrigatório e a dica é: tire um dia para passear a pé e conhecer com calma. O lugar é muito bonito! Dá vontade de tirar várias fotos e assim, dá pra aproveitar mais. Ah! E, nos faça um favor, indo ao Museu Imperial, não deixe de parar pra tomar um café por lá mesmo no Café do Museu Imperial. Torrada Petrópolis deve ser comida em Petrópolis, né! E a de lá é simplesmente sensacional!

Penedo/RJ

A cidade de Penedo fica no município de Itatiaia, com acesso bem fácil pela Rodovia Presidente Dutra. Até lá, você deve levar, mais ou menos, umas 2:30hs, a partir da capital do Rio de Janeiro. A cidade era uma colônia de finlandeses e ainda se percebe isso bem forte por lá. Entre as principais atrações da cidade estão: A Casa do Papai Noel, o Clube Finlândia e o Museu Finlandês Dona Eva. Além disso, a cidade conta com muitos restaurantes e bares. Uma pedida pros dias mais frios é o rodízio de fondue, além das famosas trutas da região. Não faltam restaurantes com boas opções. Se você curte aventura, a cidade também é ideal. Penedo possui cachoeiras, trilhas e atividades para os amantes de esportes radicais. Pra fechar sua viagem, não deixe de dar uma passada na sorveteria finlandesa e na fábrica de chocolate! Aí sim a viagem estará completa!

Campos do Jordão/SP

Se você tem um dia a mais e tá a fim de esticar um pouco seu tempo na estrada, Campos do Jordão é a pedida certa! A cidade fica já no estado de São Paulo e no inverno, meu amigo, o frio é literalmente de arrepiar. A chegada na cidade também é pela Rodovia Presidente Dutra. Mas, depois que você pega a saída pra cidade, vc sobe, sobe, sobe … Ao passo que vai subindo, a temperatura vai diminuindo. Principalmente se sua chegada for à noite. A contar do Rio de janeiro, seu tempo de estrada deve ser de pelo menos 4hs.

A cidade é linda! As construções e o clima te fazem pensar estar fora do Brasil, mas é tudo nosso mesmo! Entre as principais atrações da cidade estão: o Teleférico (uma “cadeirinha” que te leva até o alto de um morro, passando por cima dos carros), o Morro do Elefante, a Ducha de Prata (que possui uma feirinha bacana no entorno), o Pico do Itapeva e mais. Entre os principais passeios, estão o Trenzinho da Montanha, que passa pelo Centro da cidade e a Maria Fumaça. Em Campos do Jordão, também come-se muito bem e não vão lhe faltar opções de restaurantes bacanas, seja pra um fondue ou pra uma picanha. Ah! Massas! Também são muito boas por lá! E os doces também! Meu Deus, os chocolates! Melhor voltar pra casa!

Falamos aqui sobre três destinos, mas é claro que existem outras opções. Temos ainda Teresópolis, Itaipava, Nova Friburgo … Se o seu desejo é conhecer um destino de inverno com cara de Europa aqui mesmo pelo Brasil, acredite, dá pra ir!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *